CONVENÇÃO
COLETIVA DE TRABALHO - 2020/2021
CONTABILIDADE
E ASSESSORAMENTO
Entre as partes, de um lado, representando a
Categoria Profissional, o SINDICATO DOS
EMPREGADOS DE AGENTES AUTONOMOS DO COMÉRCIO E EM EMPRESAS DE ASSESSORAMENTO,
PERÍCIAS, INFORMAÇOES E PESQUISAS E DE EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DE BAURU
E REGIÃO, com base territorial nos municípios de Águas de Santa
Bárbara, Agudos, Arealva, Avaí, Avaré, Balbinos, Bariri, Barra Bonita, Bauru, Bernardino de
Campos, Boracéia, Borborema, Botucatu, Cabrália Paulista, Cafelândia, Cerqueira
César, Chavantes, Dois Córregos, Duartina, Ibitinga, Ipaussu, Itápolis, Jaú,
Lençóis Paulista, Lins, Macatuba, Manduri, Ourinhos, Pederneiras, Piraju,
Pirajuí, Piratininga, Presidente Alves, Reginópolis,
Santa Cruz do Rio Pardo, São Manuel e Torrinha, inscrito no CNPJ/MF sob o nº
59.996.553/0001-99, Registro Sindical – Processo nº 24000.0009829/90-10, com
sede na Rua Batista de Carvalho, 12-43 - Centro - Bauru/SP, CEP 17013-011,
neste ato representado por seu Presidente, Sr. Lázaro José Eugenio Pinto, portador
do CPF/MF nº 178.284.858-40;
SINDICATO DOS
EMPREGADOS DE AGENTES AUTONOMOS DO COMÉRCIO E EM EMPRESAS DE ASSESSORAMENTO,
PERÍCIAS, INFORMAÇOES E PESQUISAS E DE EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DE FRANCA, com base
territorial municipal, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 03.317.314/0001-00,
Registro Sindical – Processo nº 46010.000328/95-14, com sede na Rua General
Telles, 1463, 2° andar, sala 23, centro, Franca/SP - CEP 14400-450, neste ato
representado por seu Presidente, Sr. Marcos Costa de Arruda, portador do CPF/MF
nº 077.687.418-70;
SINDICATO
DOS EMPREGADOS DE AGENTES AUTONOMOS DO COMÉRCIO E EM EMPRESAS DE
ASSESSORAMENTO, PERÍCIAS, INFORMAÇOES E PESQUISAS E DE EMPRESAS DE SERVIÇOS
CONTÁBEIS DE GUARULHOS E REGIÃO, com base territorial nos municípios de Arujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mairiporã,
Salesópolis e Santa Isabel, todos no Estado de
São Paulo, inscrito no CNPJ sob o nº 11.582.508/0001-61, Registro Sindical nº
912.005.103.26208-2, com sede na Rua Marcolina
Moreira, 51 2° andar, Vila Augusta, Guarulhos/SP - CEP 07021-010, neste ato
representado por seu Presidente, Sr. Carlos Eduardo Pereira da Silva, portador
do CPF nº 258.402.718-61;
SINDICATO DOS EMPREGADOS DE AGENTES AUTÔNOMOS
DO COMÉRCIO E EM EMPRESAS DE ASSESSORAMENTO, PERÍCIAS, INFORMAÇÕES E PESQUISAS
E DE EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DE JUNDIAÍ E REGIÃO, com base
territorial: Atibaia,
Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Campo Limpo Paulista, Itatiba,
Itupeva, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Louveira, Morungabá,
Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Tuiuti, Vargem, Várzea
Paulista, Vinhedo, inscrito no CNPJ sob n° 02.584.058/0001-55, com sede na
Rua Professora Raquel Carderelli, nº 73, Anhangabaú,
Jundiaí/SP, neste ato representado por sua presidenta, Stael
Kellen de Carvalho Barbosa, portadora do CPF n°
358.300.798-01;
SINDICATO
DOS EMPREGADOS DE AGENTES AUTONOMOS DO COMÉRCIO E EM EMPRESAS DE
ASSESSORAMENTO, PERÍCIAS, INFORMAÇOES E PESQUISAS E DE EMPRESAS DE SERVIÇOS
CONTÁBEIS DE PRESIDENTE PRUDENTE E REGIÃO, com base territorial
nos municípios de Adamantina, Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas,
Arco-Íris, Bastos, Caiabu, Caiuá,
Dracena, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da
Cunha Paulista, Flora Rica, Flórida Paulista, Iacri, Iepê, Indiana, Inúbia Paulista, Irapuru,
João Ramalho, Junqueirópolis, Lucélia, Marabá Paulista, Mariápolis,
Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Monte Castelo, Nantes, Narandiba, Nova Guataporanga, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Pacaembu, Panorama,
Parapuã, Paulicéia, Piquerobi, Pirapozinho, Pracinha,
Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente
Venceslau, Quatá, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Rinópolis, Rosana, Sagres, Salmourão,
Sandovalina, Santa Mercedes, Santo Anastácio, Santo
Expedito, São João do Pau d'Alho, Taciba, Tarabai, Teodoro Sampaio, Tupã e Tupi Paulista, inscrito no
CNPJ/MF sob o nº 67.664.029/0001-49, Registro Sindical – Processo nº 46000.009257/2001-17,
com sede na Rua
Fagundes Varella, 212, Vila Lessa, Presidente Prudente/SP, CEP 19020-620,
neste ato representado por seu Presidente, Sr. Paulo de Oliveira, CPF
nº 097.656.938-85;
SINDICATO DOS
EMPREGADOS DE AGENTES AUTONOMOS DO COMÉRCIO E EM EMPRESAS DE ASSESSORAMENTO,
PERÍCIAS, INFORMAÇOES E PESQUISAS E DE EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DE RIBEIRÃO
PRETO E REGIÃO,
com base territorial nos municípios de Aguaí, Águas da Prata, Aramina,
Barrinha, Batatais, Brodowski, Buritizal, Caconde, Cajuru, Casa Branca, Cássia
dos Coqueiros, Cravinhos, Cristais Paulista, Descalvado, Divinolândia, Dumont,
Guará, Guariba, Guatapará, Igarapava, Ipuã, Itapirapuã Paulista, Itobi, Luís Antônio, Miguelópolis, Mococa, Nuporanga, Orlândia, Pedregulho, Pirassununga,
Pitangueiras, Pontal, Porto Ferreira, Pradópolis, Restinga, Ribeirão Corrente,
Ribeirão Preto, Rifaina, Sales Oliveira, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz
das Palmeiras, Santa Rita d'Oeste, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da
Alegria, São João da Boa Vista, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista,
São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, São Simão, Serra Azul, Serrana,
Sertãozinho, Tambaú, Tapiratiba, Terra Roxa e Vargem
Grande do Sul, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 50.422.781/0001-80, Registro
Sindical – Processo nº 46000.000847/97-46, com sede na Rua
Marino Bruno Regini, n° 296, Nova Ribeirania, Ribeirão Preto/SP, CEP 14096-710,
neste ato representado por seu Presidente, Sr. Clodoaldo do Carmo Campos, portador do
CPF/MF nº 982.183.108-78;
SINDICATO
DOS EMPREGADOS DE AGENTES AUTONOMOS DO COMÉRCIO E EM EMPRESAS DE ASSESSORAMENTO,
PERÍCIAS, INFORMAÇOES E PESQUISAS E DE EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DE SÃO
JOSÉ DO RIO PRETO E REGIÃO, com base territorial nos municípios de
Adolfo, Altair, Álvares Florence, Aparecida d'Oeste, Bady Bassitt, Bálsamo,
Barretos, Bebedouro, Borborema, Cajobi, Cardoso,
Catanduva, Catiguá, Cedral, Colina, Colômbia,
Cosmorama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Embaúba, Guaíra, Guapiaçu, Guaraci, Ibirá, Icém, Indiaporã,
Irapuã, Itajobi, Jaborandi, Jaci, José Bonifácio, Macedônia, Marinópolis,
Mendonça, Mira Estrela, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Monte Azul
Paulista, Morro Agudo, Neves Paulista, Nipoã, Nova
Aliança, Nova Granada, Novo Horizonte, Olímpia, Onda Verde, Orindiúva,
Palestina, Palmares Paulista, Paraíso, Paranapuã, Paulo de Faria, Pedranópolis,
Pirangi, Pontes Gestal, Populina, Potirendaba, Rubinéia, Sales, Santa Albertina,
Santa Clara d'Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rita
d'Oeste, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São José do Rio Preto,
Severínia, Tabapuã, Taiaçu, Taiúva, Tanabi, Três Fronteiras, Turmalina, Uchoa,
Urânia, Urupês, Viradouro e Vista Alegre do Alto, inscrito no CNPJ/MF sob o nº
01.040.020/0001-59, Registro Sindical – Processo nº 46000.001264/95-92, com
sede na Rua Santos Dumont, 206, Vila Ercília, São
José do Rio Preto/SP, CEP 15013-100, neste ato representado por seu Presidente,
Sr. José Eduardo Cardoso, portador do CPF/MF nº 080.311.148-70;
e de outro lado, representando a categoria
econômica, o
SINDICATO
DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DE ASSESSORAMENTO, PERÍCIAS, INFORMAÇÕES E
PESQUISAS NO ESTADO DE SÃO PAULO - SESCON–SP, com base territorial no Estado de
São Paulo, inscrito no CNPJ/MF nº 62.638.168/0001-84, com endereço na Avenida
Tiradentes, 960, Luz, São Paulo – SP, neste ato representado por seu
Diretor-Presidente, Sr. Reynaldo Pereira Lima Junior, CPF nº 077.018.588-65;
firmam entre si, com base
nos artigos 611 e seguintes da Consolidação das Leis do Trabalho, a presente CONVENÇÃO
COLETIVA DE TRABALHO, em conformidade com as cláusulas e condições
seguintes:
1 -
VIGÊNCIA
A presente Convenção Coletiva vigerá de 1º de
agosto de 2020 até 31 de julho de 2021.
2 -
DATA BASE
Fica mantido como data-base o dia primeiro de
agosto.
3 -
ABRANGÊNCIA
São beneficiários da presente Convenção
Coletiva de Trabalho, todos os empregados em empresas de contabilidade,
assessoramento, perícias, informações e pesquisas (1) contabilidade, na forma de organizações ou escritórios
individuais; (2) assessoramento,
perícias, informações e pesquisas: auditoria; de seleção de pessoal; promotoras
de vendas e financiamento; correspondentes bancários; administradoras de
cartões de crédito; administração, participação e controle de empresas –
holding; organização e métodos; consultorias em geral, em economia,
administração e outras; associações de classe não sindicais, clubes de
lojistas, associações comerciais e industriais; informações cadastrais –
serviços de proteção ao crédito; bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e
de cereais; perícias, judiciais e sinistros; atividades de intermediação e
agenciamento de serviços e negócios; vistorias; assessoria técnica promocional
na venda e colocação de seguros em geral para segurados e seguradoras,
assessoria técnica auxiliar às seguradoras e corretoras; análise de materiais e
equipamentos, controle de qualidade, controle de sondagens; assessoria em
geral, técnica, gerencial, contábil, econômica, burocrática, estatística;
planejamento e desenvolvimento econômico; pesquisas de mercado e de opinião
pública; mapeamento, levantamento e aerofotogrametria; associações,
organizações, institutos, fundações que realizam pesquisas; leilões; mala-direta;
traduções; logística, controle e administração de movimentação de containers e
meios de transporte; e demais, no âmbito das bases territoriais dos sindicatos
profissionais convenentes, excetuados aqueles com enquadramento sindical
diferenciado.
4 - PISO
SALARIAL
Para os empregados abrangidos pela presente Convenção
Coletiva, independentemente da idade, sujeitos a regime de trabalho de tempo
integral, ficam assegurados como pisos salariais os seguintes valores:
4.1 - Para empregados contratados e que
exerçam as funções de: “Office boy" - CBO 4122-05; Recepcionista - CBO
4221-05; Faxineiro - CBO 5143-20; Porteiro - CBO 5174-10; Auxiliar de Serviços
Gerais - CBO 5143; Copeira - CBO 5134-25; Atendente de Negócios - CBO 2532-25;
Entrevistador de Pesquisas de Campo - CBO 4241-15; o valor mensal
correspondente a R$ 1.351,00 (mil trezentos
e cinquenta e um reais).
4.2 - Para as demais
funções, o valor mensal corresponde a R$
1.439,00 (mil quatrocentos e trinta e nove reais).
5 - ATUALIZAÇÃO
SALARIAL
Os salários de agosto de 2.019, assim
considerados aqueles resultantes da aplicação integral da norma coletiva do
mesmo ano, serão majorados, na data-base, em 2,69% (dois inteiros e sessenta e nove centésimos por cento), a
título de atualização salarial.
5.1 - Os reajustes espontâneos efetuados
pelas empresas entre 1º de agosto de 2.019 e 31 de julho de 2.020 poderão ser
compensados, excetuados aqueles provenientes de abonos salariais decorrentes de
lei, término de aprendizagem, promoções, transferência de cargo, função ou
localidade, equiparação salarial e aumento real ou meritório.
5.2 - Respeitando-se os princípios de
isonomia salarial e preservando-se condições mais benéficas, os salários dos
empregados admitidos após agosto de 2019 serão reajustados com obediência aos
seguintes critérios:
5.2.1 - Nos salários de empregados contratados
para funções com paradigmas serão aplicados os mesmos percentuais de correção
salarial concedidos ao paradigma, até o limite do menor salário na função.
5.2.2 - Inexistindo paradigma, ou tendo a
empresa sido constituída ou entrado em funcionamento após a última data-base, o
salário de ingresso será reajustado mediante aplicação de 1/12 (um doze avos)
do percentual estabelecido no "caput" para cada mês trabalhado, conforme
tabela:
MÊS/ANO DE ADMISSÃO
|
ATUALIZAÇÃO
(%)
|
Agosto/19 |
2,69 |
Setembro/19 |
2,47 |
Outubro/19 |
2,24 |
Novembro/19 |
2,02 |
Dezembro/19 |
1,79 |
Janeiro/20 |
1,57 |
Fevereiro/20 |
1,35 |
Março/20 |
1,12 |
Abril/20 |
0,90 |
Maio/20 |
0,67 |
Junho/20 |
0,45 |
Julho/20 |
0,22 |
6 -
VALE QUINZENAL
As empresas adiantarão quinzenal e
automaticamente, até o dia 20 de cada mês, 40% (quarenta por cento) do salário
mensal do empregado.
6.1 - Na hipótese do
empregado não pretender receber o adiantamento previsto no "caput",
deverá manifestar sua vontade por escrito.
6.2 - Na hipótese das
empresas fornecerem adiantamentos em espécie, por si ou através de convênios,
tais como supermercados, cooperativas etc., poderão considerar as importâncias
por elas assim despendidas como adiantamentos, deduzindo seus valores da
percentagem prevista no "caput".
7 - REFLEXO
DAS HORAS EXTRAS E ADICIONAL NOTURNO
A média das horas extras habituais e do
adicional noturno refletirá no pagamento das férias, gratificação natalina e
descanso semanal remunerado.
8 -
GRATIFICAÇÃO POR APOSENTADORIA
O empregado que conte, no mínimo, 8 (oito)
anos de tempo de serviço na mesma empresa receberá, por ocasião de sua
aposentadoria, uma gratificação de valor correspondente a 150% (cento e cinquenta
por cento) de seu último salário, desde que, o empregado comunique sua
aposentadoria ao empregador no prazo máximo de 90 (noventa) dias do
deferimento.
8.1 - As empresas efetuarão
o pagamento da gratificação na folha de pagamento de salário do mês subsequente
ao comunicado do empregado.
9 - HORAS
EXTRAS
As horas extraordinárias serão remuneradas
com os adicionais seguintes, aplicáveis sobre o salário hora normal:
9.1 - 60% (sessenta por cento) para as duas
primeiras no dia;
9.2 - 80% (oitenta por cento) para as excedentes de 2 (duas) diárias; e
9.3 - 100% (cem por cento) as prestadas aos
domingos, feriados e dias já compensados.
10 -
ADICIONAL DE PERMANÊNCIA
Por triênio na mesma empresa, os empregados
receberão por mês a importância de R$ 64,00
(sessenta e quatro reais).
10.1 - A contagem dos triênios inicia-se a
partir de 01.02.81.
10.2 - O adicional será devido a partir do
mês em que for completado o triênio, desde que isso ocorra até o dia 15; se
ocorrer após o dia 15 será devido a partir do mês seguinte.
10.3 - O valor do adicional será igual para
todos independentemente do salário percebido e da data em que for completado o
triênio, devendo ser destacado no recibo de pagamento do empregado.
10.4 - A empresa que efetuar pagamento sob o
mesmo título, com critério mais vantajoso para o empregado, fica dispensada do
cumprimento da obrigação aqui prevista.
11 -
ADICIONAL NOTURNO
O trabalho noturno receberá adicional de 30%
(trinta por cento) em relação ao trabalho diurno, sem prejuízo da redução
horária estabelecida em lei.
12 -
AUXILIO REFEIÇÃO OU ALIMENTAÇÃO
As empresas fornecerão aos
seus empregados, mensalmente, em número idêntico ao dos dias a serem
trabalhados no mês, tíquetes de auxílio refeição ou alimentação com valor
facial unitário de, no mínimo, R$ 21,50 (vinte
e um reais e cinquenta centavos).
12.1 - Os
tíquetes deverão ser fornecidos até o último dia útil do mês imediatamente
anterior àquele ao qual se refere o benefício, compensando-se no mês subsequente
as eventuais interrupções e suspensões do contrato de trabalho havidas no mês de
incidência do benefício.
12.2 - O
auxílio refeição ou auxílio alimentação, benefício previsto no caput será devido às empregadas durante
o período correspondente à licença maternidade, devendo ser concedido pelas
empresas na mesma forma e valores que os relativos aos empregados em atividade.
12.3 - As
empresas que já fornecem auxílio alimentação ou refeição em valores iguais ou
superiores ao estipulado no caput,
deverão continuar fornecendo o benefício da maneira, valor e modo praticados,
inclusive para os novos empregados que vierem a ser admitidos após a assinatura
da presente Convenção Coletiva.
12.4 - É
facultado as empresas, em substituição da entrega dos tíquetes, fornecer alimentação
diretamente ao empregado, em seu próprio refeitório, observado o disposto na
Lei 6.321/76, de seus respectivos decretos, das Portarias 193/2006 e 66/2006 do
MTE e das Normas Regulamentadoras – NR 24.3 e NR 24.4 do MTE, no que tange à
cozinha e refeitório, independentemente do número de empregados que a empresa
possua.
12.5 - A participação do
empregado no custeio do programa de alimentação, a partir de 1º de agosto de 2.019,
não poderá ser superior a 10% (dez por cento) e a participação das empresas não
poderá ser inferior a R$ 21,50 (vinte e um reais e cinquenta centavos),
por dia de efetivo trabalho.
12.6 - As empresas que concederem valor mínimo
do benefício de R$ 21,50 (vinte e um reais e cinquenta centavos),
não poderão efetuar qualquer desconto de seus empregados no custeio do programa
de alimentação, tendo em vista o estabelecido no parágrafo anterior.
12.7 -
Respeitadas as disposições constantes desta cláusula, o fornecimento do
benefício de auxilio refeição ou de auxilio alimentação não é cumulativo com
vantagens já concedidas pelas empresas e em qualquer das modalidades não terá
natureza salarial, nem se integrará na remuneração do empregado, nos termos da
Lei nº 6.321/76, de 14 de abril de 1976.
13 -
VALE TRANSPORTE
Em cumprimento às disposições da Lei nº
7.418, de 16 de dezembro de 1985, com a redação alterada pela Lei nº 7.619, de
30 de setembro de 1987, regulamentada pelo Decreto nº 95.247, de 16 de novembro
de 1987, fica estabelecido que, a critério de cada empresa, a concessão aos
empregados do valor correspondente ao Vale Transporte poderá ser feita através
do pagamento quinzenal antecipado em dinheiro, até o último dia da quinzena
anterior àquela a que os vales se referirem. Nesse caso fica estabelecido o
limite máximo de 2,5% (dois inteiros e cinquenta centésimos por cento) de
desconto nos salários dos empregados a título de Vale Transporte. Na hipótese
de elevação de tarifas, as empresas obrigam-se a complementar a diferença por
ocasião do pagamento seguinte.
13.1 - Em caso de ser utilizado o
fornecimento do Vale Transporte através de passes fornecidos pelas empresas
concessionárias, permanecerá o limite de desconto em 6% (seis por cento).
14 -
COMPLEMENTAÇÃO DO AUXÍLIO PREVIDENCIÁRIO
Ao empregado que conte, pelo
menos, 18 (dezoito) meses de tempo de serviço na empresa e que esteja recebendo
auxílio-doença ou auxílio doença-acidentário da Previdência Social, será paga
uma importância mensal equivalente a 90% (noventa por cento) da diferença entre
o seu salário e o valor daquele auxílio, obedecendo as seguintes regras:
14.1 - O complemento será devido somente entre o 16º (décimo-sexto) e o
180º (centésimo octogésimo) dia de afastamento;
14.2 - Terá como limite máximo a importância
de R$ 2.452,00 (dois mil, quatrocentos e
cinquenta e dois reais).
14.3 - O complemento será devido apenas uma vez em cada ano contratual.
15 -
AUXÍLIO FUNERAL
Ocorrendo falecimento de empregado, ainda que
o vínculo empregatício esteja suspenso ou interrompido e desde que conte mais
de 3 (três) anos no emprego, a empresa concederá a seus dependentes previdenciários
ou, na falta destes, a seus herdeiros, indenização correspondente a 100% (cem
por cento) do seu salário mensal vigente à época do óbito.
15.1 - Falecendo cônjuge ou filho(a) do
empregado, desde que estes sejam comprovadamente dependentes econômicos do mesmo,
a empresa pagará a este último a indenização prevista no “caput”, mantida a
exigência pertinente ao tempo de serviço mínimo previsto nesta cláusula.
15.2 - A indenização prevista no “caput” não
será devida se a empresa mantiver contrato de seguro de vida em favor do
empregado, com pelo menos as garantias mínimas previstas nesta norma coletiva.
16 -
REEMBOLSO CRECHE
As empresas reembolsarão às suas empregadas
mães, para cada filho pelo período de 1 (um) ano a contar do retorno da licença
maternidade, a importância mensal de até R$
342,00 (trezentos e quarenta e dois reais), condicionado o reembolso à
comprovação das despesas com o internamento em creches ou instituições análogas
de sua livre escolha.
16.1 - Será concedido o
benefício, na forma do "caput", aos empregados do sexo masculino que
detenham a guarda unilateral ou compartilhada do filho, independentemente do
estado civil.
16.2 - O benefício previsto
no "caput" será igualmente devido na hipótese do beneficiário do direito
preferir a contratação de empregada doméstica para a guarda da prole,
condicionado o reembolso à comprovação do registro do contrato de trabalho de
sua empregada como "babá" ou "pajem" e à apresentação do
respectivo recibo mensal de pagamento.
16.3 - Quando o nascimento
da criança for anterior à data de contratação da empregada, o reembolso
será devido até a criança completar 1 (um) ano de idade.
17 -
SEGURO DE VIDA
As empresas manterão seguro de vida e
acidentes pessoais em favor de seus empregados, e na renovação do contrato de seguro,
com valor de indenização igual a, pelo menos, R$ 15.804,00 (quinze mil oitocentos e quatro reais) em caso de
morte ou invalidez total permanente.
17.1 - A eventual co-participação do
empregado no pagamento do prêmio do seguro não poderá exceder a 50% (cinquenta
por cento) do valor deste e somente poderá ser adotada mediante prévia e
expressa autorização do trabalhador.
17.2 - As empresas ficarão dispensadas da
obrigatoriedade da contratação do seguro relativamente aos empregados que não
autorizem o desconto previsto no parágrafo imediatamente anterior.
17.3 -
As empresas ficarão igualmente dispensadas da contratação do seguro de vida
previsto no “caput” relativamente, aos empregados cuja cobertura seja recusada
por, no mínimo, 03 (três) seguradoras, devendo, neste caso, ser firmado acordo
que cubra os sinistros mencionados no “caput” apenas em decorrência de
acidente;
17.4 - As empresas constituídas após agosto
de 2.020, que ainda não possuam seguro em favor dos empregados, na forma do
previsto nesta cláusula, deverão implementá-lo no prazo máximo de 4 (quatro)
meses, a contar da data-base 1º de agosto de 2.020.
17.5 - Ficam mantidas as condições mais
favoráveis aos empregados eventualmente existentes no âmbito de cada empresa.
18 -
SALÁRIO DO SUCESSOR
Admitido ou promovido empregado para função
de outro dispensado sem justa causa, será garantido àquele salário igual ao do
empregado de menor salário na função, sem considerar vantagens pessoais.
19 -
AVISO DE DISPENSA
A dispensa de empregado deverá ser
participada por escrito, qualquer que seja o motivo, sob pena de gerar
presunção absoluta de dispensa imotivada.
20 - DISPENSA DO AVISO PRÉVIO
O empregado despedido ficará dispensado do
cumprimento do aviso prévio, quando comprovar a obtenção de novo emprego,
valendo o último dia efetivamente trabalhado para cálculo de todas as verbas
rescisórias.
20.1 - As empresas terão o
prazo de 10 (dez) dias para pagamento das verbas rescisórias a partir da solicitação
da dispensa do cumprimento do aviso prévio. O prazo para pagamento das verbas rescisórias,
anteriormente estabelecido, deverá prevalecer se inferior a 10 (dez) dias da
solicitação da dispensa do cumprimento do aviso prévio.
21 -
AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL
Na forma estabelecida na Lei 12.506/2011, os
empregados terão direito a 30 (trinta) dias de aviso prévio até um ano de
serviço na mesma empresa; sendo acrescidos 3 (três) dias por ano de serviço
prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 (sessenta) dias, perfazendo um
total de até 90 (noventa) dias.
21.1 - O acréscimo de 3 (três) dias por ano
de serviço prestados na mesma empresa previsto no caput da presente clausula
não se aplica a pedido de demissão, que será sempre de 30 (trinta) dias, independentemente
do tempo de serviço na mesma empresa, mantendo os termos estabelecidos no
artigo 487 da CLT.
21.2 - As empresas que concederem o aviso
prévio na forma trabalhada deverão observar o limite máximo por 30 (trinta)
dias de trabalho, com as reduções legais, independentemente do tempo de serviço
do empregado na mesma empresa, isto é, os dias excedentes de aviso prévio
proporcional além de 30 dias serão sempre indenizados.
22 -
INDENIZAÇÃO PECULIAR
Ao empregado com mais de 45 (quarenta e
cinco) anos de idade e que conte mais de 5 (cinco) anos de tempo de serviço na
empresa, se dispensado sem justa causa, será paga uma indenização
correspondente a 100% (cem por cento) de seu salário, a ser satisfeita juntamente
com as demais verbas rescisórias.
23 - CARTA
DE REFERÊNCIA
As empresas, nas rescisões contratuais de
empregado sem justa causa e em pedidos de demissão, quando solicitadas, se
obrigam a entregar carta de referências ao empregado.
24 -
EMPREGADO SEM REGISTRO
Nos termos da lei, todo e qualquer empregado
deverá ser registrado a partir do 1º (primeiro) dia no emprego, sob pena do
empregador pagar ao empregado uma multa em valor equivalente a 1/30 (um trinta
avos) de seu próprio salário por dia sem registro, limitada a um salário
mensal.
25 - TRANSMISSÃO
DE INFORMAÇÕES RESCISÓRIAS
As empresas deverão encaminhar ao sindicato
laboral, por meio físico ou eletrônico, os seguintes documentos: (I) Termo de
Rescisão do Contrato de Trabalho - TRCT; (II) comprovante de quitação das verbas
rescisórias; (III) extrato do FGTS para fins rescisórios; (IV) Guia de
Recolhimento Rescisório do FGTS e da Contribuição Social - GRFC; (V) Demonstrativo
do Recolhimento do FGTS rescisório; (VI) Chave de Conectividade Social para saque do
FGTS; (VII) Requerimento do Seguro-Desemprego - SD e; (VIII) Exame Médico
Demissional, no prazo de 15 dias a contar último dia de trabalho do
empregado, para fins de comprovação do cumprimento das obrigações trabalhistas
e convencionadas neste instrumento, bem como para fins estatísticos das
entidades.
25.1 - As empresas deverão
fornecer ao Sindicato Laboral os dados de contato do empregado desligado,
ficando facultado a este, o comparecimento presencial ao Sindicato Profissional
para conferência das verbas rescisórias supramencionadas.
25.2 - Esta cláusula
entrará em vigor a partir da assinatura do presente instrumento, estando os
sindicatos convenentes aptos a receber a documentação rescisória através de
seus portais de internet, no link “Transmissão de Informações Rescisórias”.
25.3 - Pelo não cumprimento
das obrigações desta cláusula, as empresas pagarão a multa normativa prevista
nesta Convenção Coletiva de Trabalho correspondente a 5% (cinco por cento) do
maior piso salarial vigente, em favor da parte prejudicada e por infração.
26 -
MULTA DO FGTS
Fica garantida a multa prevista no parágrafo
1º do artigo 18 da Lei 8.036/90, sobre a totalidade dos depósitos do FGTS, aos
empregados imotivadamente dispensados do serviço após sua aposentadoria perante
a Previdência Social, desde que permaneça trabalhando para a mesma empresa sem
solução de continuidade.
27-
COMPROVANTES DE PAGAMENTOS E CONTRATOS
As empresas deverão fornecer aos seus
empregados comprovantes dos pagamentos que lhes façam, contendo sua
identificação e a do empregado, das parcelas pagas e dos descontos efetuados,
bem como a parcela relativa ao FGTS, além de cópia do contrato de trabalho,
mesmo de experiência, quando houver.
27.1 - Aos Empregados associados ao Sindicato
Profissional, será permitido o fornecimento pelas empresas dos comprovantes de
pagamento, por meio eletrônico ou digital, desde que a empresa permita sua
impressão.
28 -
CARTEIRA DE TRABALHO
A CTPS recebida para anotação deverá ser
devolvida ao empregado no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas.
29 - IGUALDADE SALARIAL
As empresas deverão
assegurar a igualdade de tratamento salarial, independentemente de discriminação
em razão do sexo, raça, idade, nacionalidade, estado civil ou orientação
sexual.
30
- RECONHECIMENTO DOS DIREITOS PARA OS EMPREGADOS EM UNIÃO HOMOAFETIVA
Fica assegurada aos empregados em união
homoafetiva, a garantia de todos os direitos previstos no presente instrumento,
de forma a facilitar o resguardo dos interesses de seus companheiros (as) e dependentes habilitados perante a
Previdência Social.
30.1 - A relação
homoafetiva estável dar-se-á a partir do reconhecimento pela Previdência Social,
consoante disciplinam o art. 52, parágrafo 4º da Instrução Normativa INSS/DC nº
20/07 de 11/10/2007, e a Instrução Normativa INSS/DC nº 24 de 07/06/2000, e
alterações posteriores.
31 -
ESTABILIDADE PROVISÓRIA DA GESTANTE
À empregada gestante é assegurada
estabilidade provisória, salvo se dispensada por motivo de justa causa, desde o
início da gestação até 5 (cinco) meses após o parto.
32 -
ESTABILIDADE DO ALISTADO NO SERVIÇO MILITAR
Ao empregado em idade de prestação de serviço
militar, desde que conte, no mínimo, 12 (doze) meses de tempo de serviço na
empresa, fica assegurada estabilidade provisória desde o alistamento até 30
(trinta) dias após o término do compromisso.
33 -
ESTABILIDADE AO AFASTADO PELA PREVIDÊNCIA
Ao empregado afastado pela Previdência por
motivo de auxílio-doença fica assegurada estabilidade provisória, salvo se
contratado a título experimental ou por motivo de justa causa para a demissão,
pelo período em que ficou sob custódia da Previdência, limitado ao máximo de 60
(sessenta) dias.
34 -
ESTABILIDADE PRÉ-APOSENTADORIA
Ao empregado que conte, no mínimo, 5 (cinco)
anos de tempo de serviço na empresa e que se encontre dentro do prazo inferior
a 1 (um) ano para completar o período exigido pela Previdência Social, para
requerer aposentadoria por tempo de serviço ou por idade, fica assegurada estabilidade
provisória por esse período.
35 -
ESTABILIDADE APÓS O RETORNO DAS FÉRIAS
Fica assegurada, a todos os empregados,
estabilidade provisória no emprego após o retorno de suas férias, por igual
prazo dos dias de descanso.
36 - COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
É vedada a
contratação ou a utilização, direta ou indiretamente, de força de trabalho de
qualquer pessoa com idade inferior a 16 (dezesseis) anos, exceto na condição de
aprendiz, a partir dos 14 (catorze), desde que respeitadas todas as condições especiais
e previsões legais dessa modalidade de contratação.
36.1 - Em se
tratando de trabalho insalubre, perigoso, penoso, noturno, prejudicial à
formação, ao desenvolvimento físico, psíquico, moral e social, em horários e
locais que não permitam a frequência à escola ou qualquer outro que se insira
na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Lista TIP – Anexo do Decreto
6.481/2008), a idade mínima para o trabalho é de 18 (dezoito) anos.
36.2 - O desrespeito às vedações previstas nesta cláusula sujeitarão
o infrator à multa igual ao valor do maior piso salarial previsto nesta
convenção coletiva de trabalho, sem prejuízo das sanções que sejam impostas por
lei.
36.3 - A multa
reverterá em favor do empregado prejudicado.
37 - EXTENSÃO DO DIREITO AS FÉRIAS
Os empregados que se demitirem antes de
completar 12 (doze) meses de serviço farão jus ao recebimento de férias
proporcionais à razão de 1/12 (um doze avos) por mês ou fração igual ou
superior a 15 (quinze) dias, conforme Súmula do TST nº 261.
37.1 - O cálculo a que se
refere o "caput" desta cláusula será acrescido do 1/3 (um terço)
constitucional (art. 7º da Constituição Federal).
38 -
JORNADA DO DIGITADOR
Ao empregado que exerça exclusivamente a
função de digitador, fica assegurada jornada diária de trabalho não excedente a
6 (seis) horas, sendo que destas, apenas 5 (cinco) horas no trabalho de entrada
de dados.
39 - TELEATENDIMENTO/TELEMARKETING/CALL
CENTER
Os empregados que
exerçam atividades de teleatendimento, telemarketing ou call
center no qual a principal atividade é conduzida via telefone e/ou rádio com
utilização simultânea de terminais de computador, o tempo de trabalho em
efetiva atividade de teleatendimento/telemarketing/call
center é de, no máximo, 06 (seis) horas diárias ou 36 (trinta e seis) horas
semanais, nele incluídas as pausas, sem prejuízo da remuneração.
40 -
COMPENSAÇÃO DE HORÁRIO DE TRABALHO
A compensação da duração diária do trabalho, obedecidos
os preceitos legais e ressalvada a situação dos menores, fica autorizada,
atendidas as seguintes regras:
40.1 - Manifestação de vontade por escrito,
por parte do empregado, em instrumento individual ou plúrimo,
do qual conste o horário normal e o compensável.
40.2 - Não estarão sujeitas a acréscimo
salarial as horas acrescidas em um ou mais dias da semana, com correspondente
redução em um ou outros dias, sem que seja excedido o horário contratual da semana
contado em período de 60 (sessenta) dias a partir da quinzena (dias 15 ou 30 de
cada mês) da ocorrência; as horas trabalhadas excedentes desse horário ficarão
sujeitas aos adicionais previstos na cláusula específica desta norma coletiva
acerca das horas extras e seus adicionais.
40.3 - Mediante prévio ajuste com o empregador,
as horas faltantes em relação à jornada contratual ordinária de trabalho
poderão ser objeto de compensação através da posterior e correspondente
elevação da jornada, de tal forma que sejam repostas as que deixaram de ser trabalhadas.
40.4 - A reposição de horas faltantes
prevista no parágrafo imediatamente anterior terá de ser feita, no máximo,
dentro do prazo de 60 (sessenta) dias a partir da quinzena (dias 15 ou 30 de
cada mês) da ocorrência; as horas não trabalhadas que deixarem de ser compensadas,
poderão ser descontadas pelos empregadores na forma da legislação em vigor,
respeitadas as condições contratuais preexistentes eventualmente mais
favoráveis aos empregados.
40.5 - As empresas poderão compensar
os "dias-pontes" entre feriados e domingos, no máximo, 2 (duas) horas
diárias.
40.6 - As empresas associadas ao
Sindicato Patronal e os Empregados associados ao Sindicato Profissional,
poderão firmar diretamente acordo de banco de horas para compensação das horas
extraordinárias por até 210 (duzentos e dez) dias, bastando a prévia
protocolização do acordo junto ao sindicato profissional, que encaminhará cópia
ao Patronal. Não sendo uma das partes associadas ao respectivo sindicato, é
vedado o contrato direto de banco de horas nos termos desta cláusula.
41 -
EMPREGADO ESTUDANTE
Ao empregado estudante, menor de 18 (dezoito)
anos, sujeito ao regime de trabalho de tempo integral, será permitida a saída
antecipada de 2 (duas) horas ao final do expediente, em dias de provas escolares,
condicionada à prévia comunicação à empresa e posterior comprovação por
atestado fornecido pela escola.
41.1 - Para a prestação de exames
vestibulares para o ingresso em curso profissionalizante de segundo grau, o
empregado poderá faltar até 3 (três) dias úteis consecutivos por ano,
condicionadas as faltas à prévia comunicação à empresa e posterior comprovação.
42 -
PONTO ELETRÔNICO
Com base no disposto no artigo 1º da Portaria
MTE 373/11, para as empresas obrigadas na adoção do Registro Eletrônico do
Ponto - SREP, instituído pela Portaria MTE 1.510/09, fica facultada a
substituição da impressão do comprovante do trabalhador pelo relatório mensal
de marcação de ponto, devendo, obrigatoriamente, ser entregue uma cópia ao
trabalhador e a outra cópia impressa que ficará com a empresa, após conferência
e assinatura do trabalhador.
43 -
AUSÊNCIAS LEGAIS
Os empregados poderão se ausentar do serviço,
sem prejuízo de seus salários e sem necessidade de compensação nos seguintes
casos:
43.1 - Para acompanhar esposa grávida ao médico,
levar filho menor ao médico ou pais idosos, as horas utilizadas, limitadas a 24
(vinte e quatro) horas por semestre, condicionada a falta à comprovação através
de competente atestado médico, ou, sem limite de idade, se o filho for inválido
ou deficiente mental.
43.2 - Por 3 (três) dias úteis em virtude de
casamento, sendo que o sábado será considerado dia
útil, para os efeitos desta cláusula, apenas quando referido dia for rotineiramente
trabalhado pelo empregado.
43.3 - Por Até 2 (dois) dias úteis
consecutivos, em caso de falecimento de cônjuge, ascendente, descendente,
sogra, sogro, madrasta, padrasto, irmãos ou pessoa que declaradamente viva sob sua
dependência econômica;
44 -
APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL
Para a realização de cursos que venham a
contribuir para seu desenvolvimento profissional e, ao mesmo tempo, também
sejam de interesse do empregador, os empregados poderão se ausentar do serviço por
até 18 (dezoito) horas anuais, que serão consideradas, para todos os efeitos,
como de trabalho.
44.1 - A utilização das horas previstas no
"caput" depende de prévia e expressa autorização do empregador e
posterior comprovação da frequência do empregado.
45 -
PAGAMENTO ATRAVÉS DE BANCOS
Sempre que os salários forem pagos através de
bancos, será assegurado aos empregados intervalo remunerado durante sua jornada
de trabalho para permitir o recebimento. O empregado terá, igualmente, tempo
livre remunerado suficiente para o recebimento do PIS, benefícios
previdenciários e levantamento de FGTS.
45.1 - O intervalo mencionado no
"caput" não poderá coincidir com aquele destinado a repouso e
alimentação.
46 -
INÍCIO DE GOZO DE FÉRIAS
O início das férias, individuais ou
coletivas, não poderá coincidir com sábados, domingos, feriados ou dias já
compensados.
47 -
LICENÇA PARA A MÃE ADOTANTE
Nos termos do disposto na Lei 12.010/2009, a
empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança,
será concedida licença maternidade com duração de 120 (cento e vinte) dias
conforme o art. 392-A, da CLT.
47.1 - A licença-maternidade só será
concedida mediante apresentação do termo judicial de guarda à adotante ou
guardiã.
48 -
UNIFORMES E ROUPAS PROFISSIONAIS
Quando exigidos ou necessários, os uniformes
ou roupas profissionais serão fornecidos gratuitamente aos empregados.
49 -
ATESTADOS MÉDICOS E ODONTOLÓGICOS DOS SINDICATOS
Os atestados médicos e odontológicos dos
facultativos do Sindicato dos Empregados serão aceitos pelas empresas para
justificativa e abono de faltas ou atrasos ao serviço por motivo de doença.
50 -
FORNECIMENTO DE CAT
As empresas deverão, na forma prevista em
lei, fornecer prontamente o CAT – Comunicado de Acidente de Trabalho, nas
situações em que o mesmo for exigível.
51 -
DIVULGAÇÃO DO ACORDO
As empresas afixarão em quadro de avisos, em
local bem visível aos empregados, cópia da presente Convenção, mantendo-a pelo
período mínimo de 60 (sessenta) dias, a contar de seu registro.
52 -
ABONO DE AUSÊNCIA DE DIRIGENTES SINDICAIS
Os dirigentes sindicais, eleitos,
independentemente dos cargos e desde que não estejam afastados de suas funções
na empresa, poderão ausentar-se do serviço, sem prejuízo de remuneração por até
8 (oito) horas por semestre civil, desde que avisada a empresa por escrito,
pelo sindicato com antecedência mínima de 5 (cinco) dias para participarem de
reuniões, encontros, congressos, negociações coletivas, etc.
53 - CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL DO SINDICATO DOS
EMPREGADOS:
DE BAURU E REGIÃO,
FRANCA, PRESIDENTE E PRUDENTE E REGIÃO E SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E REGIÃO
De acordo com o deliberado na Assembleia de
Trabalhadores e em conformidade com a alínea "e" do artigo 513 da
CLT, as empresas deverão descontar mensalmente de seus empregados, a título de
Contribuição Assistencial, a importância de 1,5% (um inteiro e cinquenta
centésimos por cento) ao mês, devendo ser recolhida até o dia 10 (dez) do mês
subsequente ao desconto, em favor dos sindicatos
profissionais.
53.1 - O
não recolhimento nos prazos acarretará a cobrança de multa de 10% (dez por
cento) do montante, além de mora de 1% (um por cento) e 20% (vinte por cento)
de honorários em caso de cobrança judicial.
53.2 - Fica
garantido o direito de oposição através de notificação escrita e
individualizada, assinada pelo trabalhador, ao Sindicato.
53.3 - Vinte
dias após o recolhimento as empresas remeterão aos sindicatos a cópia da guia
de recolhimento juntamente com a relação de empregados que deram motivação aos
descontos.
DE GUARULHOS E REGIÃO
As empresas procederão ao desconto nos
salários de seus empregados, beneficiários desta CCT, dos valores aprovados em
AGE do SEAAC Guarulhos e Região, mensalmente, atendidos os requisitos previstos
na Ordem de Serviço 01/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego, garantindo-se
o desconto mensal de 1,5% (um e meio por cento) do salário reajustado.
53.1 - As importâncias descontadas, conforme
estabelecido nesta cláusula, deverão ser repassadas diretamente para o SEAAC de
Guarulhos e Região, sob pena de responsabilização do empregador, devendo ser
recolhida até o dia 10 (dez) do mês subsequente ao desconto, sob pena de
cobrança de multa de 10% (dez por cento) do montante, além de mora de 1% (um
por cento) e 20% (vinte por cento) de honorários em caso de cobrança judicial.
53.2 - Atendendo as garantias
constitucionais de liberdade sindical conforme orientações análogas da D.
Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região, no bojo de TACs,
será garantido o exercício do direito de oposição do trabalhador, através de
documento personalíssimo, manuscrito e subscrito, manifestando sua intenção
pessoalmente na sede do Sindicato, no prazo preclusivo de 10 (dez) dias a contar
da assinatura da presente norma, cujo período será amplamente divulgado pelo
ente obreiro.
53.3 - Inaceitáveis pleitos de oposição
sob forma de abaixo assinado e ou lista nominal de empregados.
DE JUNDIAÍ E REGIÃO
De acordo com o deliberado na Assembleia de
Trabalhadores e em conformidade com a alínea "e" do artigo 513 da
CLT, as empresas deverão descontar de seus empregados, a título de Contribuição
Assistencial, a importância de 1,5% (um inteiro e cinquenta centésimos por
cento) ao mês, devendo ser recolhida até o 5º (quinto) dia útil do mês
subsequente ao desconto, em favor do sindicato profissional.
53.1 - No mês de Outubro
de cada ano deverá ocorrer o desconto mensal previsto no caput no importe de 3%
(três inteiros por cento), em decorrência da negociação coletiva, retornando ao
percentual acima descrito nos meses posteriores.
53.2 - O não desconto ou não recolhimento da
contribuição nos casos em que inexistir oposição do trabalhador, no prazo
estabelecido no caput, acarretará a cobrança de multa de 10% (dez por
cento) do montante, além de juros de mora de 1% (um por cento) e 20% (vinte por
cento) a título de honorários advocatícios em caso de cobrança judicial.
53.3 - Fica
garantido o direito de oposição através de notificação escrita e individualizada,
assinada pelo trabalhador, ao Sindicato.
53.4 - Vinte
dias após o recolhimento as empresas remeterão aos sindicatos a cópia da guia
de recolhimento juntamente com a relação de empregados que deram motivação aos
descontos.
DE RIBEIRÃO PRETO E
REGIÃO
De acordo com o deliberado na Assembleia de
Trabalhadores e em conformidade com a alínea "e" do artigo 513 da
CLT, as empresas deverão descontar mensalmente de seus empregados, a título de
Contribuição Assistencial, a importância de 1,5% (um inteiro e cinquenta
centésimos por cento) ao mês, devendo ser recolhida até o 5º (quinto) dia útil
do mês subsequente ao desconto, em favor do sindicato profissional.
53.1 - No mês de Agosto de
cada ano deverá ocorrer o desconto mensal previsto no caput no importe
de 3% (três inteiros por cento), em decorrência da negociação coletiva,
retornando ao percentual acima descrito nos meses posteriores.
53.2 - O
não recolhimento nos prazos acarretará a cobrança de multa de 10% (dez por
cento) do montante, além de mora de 1% (um por cento) e 20% (vinte por cento)
de honorários em caso de cobrança judicial.
53.3 - A contribuição definida no caput é devida pelos
trabalhadores e trabalhadoras que autorizarem o desconto, conforme acordo judicial
com o Ministério Público do Trabalho, nos autos n° 0050900-23.2006.5.15.000.
53.4 - Vinte dias após o
recolhimento as empresas remeterão aos sindicatos a cópia da guia de
recolhimento juntamente com a relação de empregados que deram motivação aos descontos.
54 -
CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL PATRONAL
FAIXAS |
RECEITA BRUTA DO ANO DE 2019 |
ALÍQUOTA |
A |
Até
R$ 241.329,00 |
R$
255,94 |
B |
De
R$ 241.329,01 até R$ 68.057.424,04 |
0,106% |
C |
Acima
de R$ 68.057.424,05 |
R$
72.140,87 |
52.1 - Em caso de
atraso no pagamento, haverá a incidência de multa correspondente a 0,33% (trinta
e três centésimos) ao dia, não excedendo a percentagem de 10% (dez por cento)
do valor total a ser recolhido, atualizado com base na variação da TR (Taxa
Referencial), ou outro índice que a venha substituir da data do inadimplemento
até a data do efetivo pagamento e juros de mora na base de 1% (um por cento) ao
mês.
52.2 - A empresa que
tiver recolhido a contribuição confederativa referente ao exercício de 2020,
estabelecida pela Assembleia Geral do Sindicato Patronal convenente, fica dispensada
do recolhimento desta contribuição.
55 - PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS OU RESULTADOS
Tendo em vista os
termos constantes da Lei nº 10.101, de 19 de dezembro de 2000, que dispõe sobre
a Participação dos Trabalhadores nos Lucros ou Resultados, em sistema vigente
desde dezembro de 1994, os Sindicatos Convenentes recomendam às empresas que
promovam estudos destinados ao estabelecimento de plano de participação dos
empregados nos lucros ou resultados.
55.1 - Como forma de estimular
a implementação do previsto no “caput”, as Entidades Sindicais convenentes
disponibilizarão modelos de acordos de PLR.
56-
CLÁUSULAS MAIS BENÉFICAS
As cláusulas mais benéficas de acordos
anteriormente firmados diretamente entre o sindicato profissional e as
empresas, também serão consideradas, no âmbito exclusivo dessas empresas, sobre
as ora acordadas, aplicando-se na data-base, sobre os valores nelas fixados os
mesmos índices previstos na cláusula de reajuste salarial retro.
56.1 - A presente cláusula não se aplica às
empresas que venham estabelecer acordo coletivo diretamente com o sindicato
profissional a partir de 01 de agosto de 2.019.
57 – CLÁUSULAS
PARA ACORDO COLETIVO DE TRABALHO
Ficam estabelecidas CLÁUSULAS PRÉ-NEGOCIADAS
entre as Entidades Sindicais Laborais e o Sindicato Patronal, para ACORDO
COLETIVO DE TRABALHO, em relação aos temas a seguir:
Ø
PISO SALARIAL ADMISSIONAL DIFERENCIADO
Ø
BANCO DE HORAS ANUAL
Ø
TROCA DE FERIADOS
Ø
REDUÇÃO DO INTERVALO INTRAJORNADA
Ø
PONTO ELETRÔNICO ALTERNATIVO
Ø
AUSÊNCIAS LEGAIS
Ø
REGULAÇÃO DO TRABALHO INTERMITENTE
Ø
TRABALHADOR HIPERSSUFICIENTE
Ø
REGULAÇÃO DO TELETRABALHO
57.1 – A solicitação de Acordo Coletivo de
Trabalho quanto às matérias elencadas nesta cláusula deverá ser realizada
através das Entidades Sindicais Laborais ou por meio do SINDICATO PATRONAL, em
ferramenta própria disponibilizada nos sites das entidades.
57.2 – São NULOS os Acordos Coletivos de
Trabalho ajustados sem a participação do SINDICATO PROFISSIONAL e assistência
do SINDICATO PATRONAL bem como, também são nulas as cláusulas e/ou condições
estabelecidas e implementadas diretamente com os empregados, sem a devida
observância dos sindicatos e celebração do Acordo Coletivo.
57.3 - A adesão das
cláusulas a serem pré-aprovadas para celebração do Acordo Coletivo de Trabalho
estará condicionada à REGULARIDADE SINDICAL, entendendo-se por esta, como
quitação das respectivas contribuições devidas pelas empresas e empregados
perante as entidades sindicais Profissionais e Patronais.
58 -
DIFERENÇAS RETROATIVAS À DATA-BASE
As diferenças salariais e de benefícios retroativos
a 1°/08/2020, resultantes da aplicação das disposições contidas na presente
Convenção Coletiva de Trabalho, poderão ser pagas e/ou cumpridas em duas
parcelas, juntamente com as folhas de pagamento dos meses de fevereiro e março
de 2021.
59 - EMPREGADOS EM TELETRABALHO
Aos empregados submetidos
ao regime de teletrabalho, fica garantida a aplicação integral da presente norma
coletiva, inclusive o vale alimentação/vale refeição, ficando vedada eventual
diferenciação entre os empregados submetidos regime presencial.
60 -
CLÁUSULA PENAL
Pelo não cumprimento da presente Convenção,
as empresas pagarão multa correspondente a 5% (cinco por cento) do maior piso
salarial vigente, em favor da parte prejudicada, exceção feita às cláusulas que
estabelecem penalidades especiais.
E assim, por estarem
plenamente de acordo, firmam o presente para que produza seus legais e jurídicos
efeitos.
São Paulo/SP, 09 de novembro de 2020.
SINDICATO
DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS E DAS EMPRESAS DE ASSESSORAMENTO, PERÍCIAS,
INFORMAÇÕES E PESQUISAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Reynaldo Pereira Lima Junior
Diretor-Presidente
CPF
nº 077.018.588-65
Presidente
CPF n° 178.284.858-40
Marcos Costa de Arruda
Presidente
CPF n° 077.687.418-70
Carlos
Eduardo Pereira Da Silva
Presidente
CPF nº 258.402.718-61
SINDICATO DOS EMPREGADOS
DE AGENTES AUTÔNOMOS DO COMÉRCIO E EM EMPRESAS DE ASSESSORAMENTO, PERÍCIAS, INFORMAÇÕES
E PESQUISAS E DE EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DE JUNDIAÍ E REGIÃO
Stael Kellen
de Carvalho Barbosa
Presidenta
CPF n°
358.300.798-01;
Paulo de Oliveira
Presidente
CPF nº 097.656.938-85
Clodoaldo do Carmo Campos
Presidente
CPF n° 982.183.108-78
José Eduardo Cardoso
Presidente
CPF n° 080.311.148-70